Refeição Ideal Para Os Corredores

A Refeição Ideal Para Os Corredores

Para atingir uma boa forma física com saúde o correto é equilibrar as calorias ingeridas e consumidas. Para isso, nada melhor do que adotar uma dieta balanceada e praticar atividade física. Quando o objetivo é perda de peso e melhora da performance, muitos podem pensar em diminuir o consumo de alimentos energéticos e aumentar a carga de treinos. Porém o resultado dessa estratégia é conhecido: queda de rendimento, lesões, cansaço físico, irritação, estresse.

Se pensarmos em um carro, ele precisa de combustível para percorrer certa distância. O mesmo acontece com o nosso organismo, precisamos consumir alimentos ricos em carboidratos antes do exercício, para gerar energia suficiente e realizar bem a atividade física. Portanto, uma hora antes do treino prefira pão integral, bolachas, macarrão, arroz, frutas, cereais, etc. Não deixe para experimentar novos alimentos no dia da prova. Teste antes e faça sua refeição conforme o habitual, porém tenha atenção na hora de escolher os alimentos antes de iniciar o treino.

O carboidrato é estocado no organismo como glicogênio no músculo e utilizado para atender as necessidades do cérebro e de outros tecidos. Sua deficiência deixa nosso sistema imune mais fragilizado, e um simples resfriado pode se manter por mais tempo que o normal, por exemplo.

Logo após o treino, o foco é a reposição do que foi perdido. A melhor recuperação pós-treino é obtida ao se combinar carboidrato e proteína (leite, iogurte, queijo, carne, frango, peixe, ovo). Nesse momento o carboidrato tem papel de reabastecer os estoques de energia e a proteína restaurar a estrutura muscular e reparar as micro lesões ocasionadas pelo exercício.

Sugestão: Sanduíche de pão integral com queijo tipo cottage e geléia de frutas vermelhas + suco vitaminado (2 laranjas, 1 cacho de uva Itália, 200ml água de coco, ½ maçã e 1 colher de sopa de quinoa em flocos).

Os líquidos também não devem ser esquecidos. Dependendo do clima, intensidade e duração do exercício, um atleta pode perder de 2% a 6% do peso corporal. Procure ter uma boa hidratação antes, durante e após o exercício. A melhor opção sempre é a água, mas se quiser opte também por água de coco, sucos de frutas ou bebidas isotônicas. Além disso, a ingestão de água ajuda na desintoxicação do organismo, melhora a pele e auxilia na eliminação de celulite.

Então agora que você já sabe como deve ser uma alimentação ideal, rumo aos treinos com saúde e vitalidade!

Write a comment

Olá!

Informe seu email aqui embaixo que enviarei um link para baixar o ebook de sopas 2017.

Um abraço

Nutricionista Dra Tatiana Pimentel.

O email com link para baixar meu ebook de sopas inverno 2017 foi enviado com sucesso!!!