Hidratação Para Corredores

 Hidratação Para Corredores

É aconselhável a ingestão de 2,5L de água por dia para qualquer pessoa. Isso não é segredo para ninguém, e para quem faz atividade física, num dia de calor, essa necessidade deve ser aumentada? Sim, devemos ter uma atenção maior de acordo com o peso e tipo físico da pessoa e principalmente treinamento. Além da água, a hidratação pode ser feita com a ingestão de bebidas isotônicas (também chamadas de bebidas esportivas), sucos de frutas e água de coco.

O ideal é começar a atividade física bem hidratado, pelo menos 1 hora antes do treino beba 500 ml de água e durante o treino continue bebendo água, cerca de 200 ml a cada 20 minutos de corrida. As bebidas isotônicas têm função de repor os sais minerais perdidos no suor, e podem ser consumidas por praticantes de atividade física submetidos ao esforço físico pós 90 minutos de atividade. São bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos de rápida absorção que, além de recuperar os líquidos e eletrólitos perdidos, fornecem energia para os músculos. A água de coco é considerada um isotônico natural, por ser rica em potássio e sódio.

A correta hidratação e reposição de eletrólitos podem evitar câimbra, desidratação e mal-estar durante e após o exercício. Alguns alimentos, como banana, castanhas, brócolis, suco de laranja, aveia, peixes fontes de Omega 3 (salmão, sardinha, atum, cavalinha), ameixa, quinoa, linhaça, entre outros devem fazer parte da alimentação dos corredores.

Depois da corrida a hidratação recebe também atenção especial, nesse caso, opte por sucos de frutas (ver receita abaixo), picolé de frutas, água de coco, além da água, aproximadamente 1 litro.

Hidratação para Corredores

Corridas até 60 minutos
Esse treino não provoca perdas drásticas de carboidratos, a maior preocupação nesse caso é com a hidratação constante. Para a maioria dos corredores, a água é suficiente, pois consegue repor a quantidade perdida no suor.

Corridas entre 1 e 2 horas
Nesses treinos, as perdas de outros nutrientes começam a acontecer. Escolha as bebidas isotônicas e alterne com goles de água.

Suco Hidratante Pós Corrida
Hortelã – 1 folha
Melancia – 1 fatia
Abacaxi – 3 fatias
Água de coco – 200ml
Bata tudo no liquidificador, coar e servir gelado.

Write a comment

Olá!

Informe seu email aqui embaixo que enviarei um link para baixar o ebook de sopas 2017.

Um abraço

Nutricionista Dra Tatiana Pimentel.

O email com link para baixar meu ebook de sopas inverno 2017 foi enviado com sucesso!!!