Alimentos Indispensáveis Ao Corredor

Alimentos Indispensáveis Ao Corredor

Uma alimentação equilibrada garante um melhor rendimento, recuperação e sistema imunológico mais fortalecido. Hoje irei abordar alimentos que devem fazer parte da rotina de quem pratica atividade física.

Quinoa
É um dos cereais mais nutritivos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Oferece todos os aminoácidos essenciais, excelente para os vegetarianos, uma alternativa já que os aminoácidos essenciais são menos freqüentes entre os alimentos de origem vegetal. Além disso, a Quinoa é rica em vitaminas A, B6, B1 e, em menores quantidades, E e C, ferro, fósforo e cálcio. Apesar de altamente protéico seus grãos não contem glúten, proteína encontrada no trigo, centeio e cevada, sendo uma opção para as pessoas intolerantes ao glúten como os celíacos, por exemplo.
A Quinoa é facilmente encontrada em supermercados e em lojas de produtos naturais. Podemos acrescentá-la em diferentes preparações: flocos (não precisa ser cozida, somente acrescente em vitaminas, no iogurte, nas frutas, mingau ou sopa), grãos (precisa ser cozido, acrescentar na salada como tabule, recheio de hambúrguer), farinha (base para bolo, pão e tortas) e macarrão.

Semente de Linhaça

Possui uma excelente qualidade de gorduras Omega-3, Omega-6 e Omega 9. A semente de linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas e contém fibras solúveis e insolúveis. Atua na regulação do sistema imunológico, regulação hormonal, ação anticancerígena, regulação intestinal e redução dos níveis de triglicérides no sangue.
Deve ser consumida na forma triturada. Acrescentar 1 colher de sopa ao dia nas frutas, iogurtes ou saladas.

Salmão
Este peixe assim como cavala, sardinha, atum, arenque e bacalhau são excelentes fontes de proteína e Omega 3. É um dos melhores alimentos para ser consumido após o treino, pois ajuda a recuperação muscular, agindo como anti-inflamatório.
Pode ser incluído de várias formas no cardápio, cru como sashimi, sushi e temaki, grelhado ou assado.

Chá verde
Possui compostos fenólicos antioxidantes, como catequinas e flavonóides, importantes para diminuir os radicais livres produzidos em dias de longas corridas. Além disso, os benefícios do chá verde estão na redução e prevenção de diversos tipos de câncer (em especial estômago), diminuição de doenças cardiovasculares, inibição de placa bacteriana e pelo seu efeito termogênico, auxiliando o tratamento de perda de peso.
Seu consumo deve ser de 1 a 4 xícaras ao dia, longe das principais refeições. Para disfarçar seu gosto amargo, acrescente canela, hortelã ou rodelas de maçã.

Outros alimentos também merecem destaque, é o caso da aveia, batata-doce, brócolis, cebola, alho, iogurte, nozes, pimentão vermelho e semente de amaranto. O ideal é a diversidade, procure introduzir estes alimentos com mais freqüência na sua rotina alimentar.

Write a comment

Olá!

Informe seu email aqui embaixo que enviarei um link para baixar o ebook de sopas 2017.

Um abraço

Nutricionista Dra Tatiana Pimentel.

O email com link para baixar meu ebook de sopas inverno 2017 foi enviado com sucesso!!!